terça-feira, fevereiro 26

Diferenças entre MDF e MDF

Quem trabalha com o ramo de móveis é sempre questionado sobre a diferença de matérias,  mas afinal qual é a real diferença entre MDF e MDP?

O MDF e MDP são produzidos a partir de madeira reflorestada como eucalipto e pinus. Durante o processo de fabricação o que diferencia um do outro é que o MDF é triturado, virando fibras e o MDF é feito com partículas, sendo assim o MDP tem melhor custo x benefício, por ser fabricado mais rápido, consequentemente mais utilizado na área de planejados.


                                                                           MDF


MDF (Medium-density fiberboard) é produzido a partir de madeira reflorestada como eucalipto e pinus.
O MDF é fábricado através de aglutinação de fibras com resinas sintéticas e outros aditivos, as madeiras são coladas uma nas outras e fixadas através do calor da pressão.

Vantagens: Como o MDF parece uma "madeira maciça" isso possibilita trabalhos como usinagens na peça, arredondamentos nos cantos e todos os tipos de acabamentos como Laca, PB, 
laminado melamínico, laminado pet entre outros.

Desvantagens: É preciso ter cuidado para fazer furos no MDF, como suas fibras são bem compactas isso possibilita a ruptura na chapa


MDP (Medium Density Particleboard) é um painel de partículas de média densidade,
representa uma evolução do “aglomerado”. O MDP também é produzido de madeira reflorestada como eucalipto e pinus e é resultado da nova tecnologia de prensas continuas.
O maior questionamento sobre o MDP é que muitos acham que é o antigo algomerado, porém são diferentes, o aglomerado era produzido através de serragem de madeira, cola e resina e utilizava o sistema de prensa cíclica, olhando a chapa ele era todo fofo. Já o MDP se vocês repararem na imagem acima, suas partículas são mais aglutinadas nas extremidades e mais fofa no centro, isso faz com que ele receba melhor parafusos e corrediças sem a ruptura. da chapa e seu sistema de prensa é continua então fica tudo bem fixado, sem o risco de esfarelamento.

Vantagens: Tem ótimo custo x benefício, ele é mais rigido e corre menos risco de empenamento.

Desvantagens: Como o MDP é produzido com particulas isso impossibilita trabalhos de usinagens e pinturas, por não dar acabamento. Normalmente encontra-se esse material em BP e laminado melamínico.

Para finalizar ambos materiais não são resistentes a água, caso haja vazamento onde o material foi instalado com o tempo irá estufar a chapa.
Outra informação importante  é que também não são imunes a cupins, os grandes fabricantes garantem que as chapas saem sem ataque de cupins devido as altas temperaturas que as chapas passam pelo processo de fabricação.Porém se no local que o material foi utilizado houver infestação pode ser que eles venham a atacar , lembrando que é um material industrializado os cupins gostam "menos", mas infelizmente não estamos livres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário